Celular travando? saiba o que fazer e como evitar:
Quase todos os smartphones, seja ele um Nokia, Samsung, LG, Motorola, Apple,ou qualquer outro, depois de algum tempo de uso, começa a travar/congelar e até reiniciar com muita frequência. Um smartphone é versão pequena de qualquer computador geral e portátil, contendo uma memória RAM, memória externa, sistema operacional diferente, como o Android, Windows ou iOS e assim, diferentes processadores, gráficos, câmeras e muito mais. Por isso, é necessário aprender como fazer o celular parar de travar, através de uma manutenção e conhecimentos básicos, que ajudarão a fazer que o seu celular não te deixe na mão nos momentos de maior necessidade.
clique aqui: VEJA COMO FORMATAR SEU SMARTPHONE ANDROID OU IOS
Causas do celular travar
Como os smartphones são equiparáveis a computadores portáteis, muitas pessoas os utilizam como tal, esquecendo que eles tem suas próprias limitações. Ao utilizar o smartphone além de seus limites, você causa uma “pane” no sistema através da sobrecarga, o que resulta no travamento e possível reinício do sistema. Algumas causas para o celular travar mais comuns são:
-
Executar vários aplicativos ou tarefas ao mesmo tempo
-
Instalar muitos aplicativos na memória do telefone em vez da memória externa (cartão de memória microSD)
-
Manter a memória interna (RAM) sempre cheia, com processos rodando em segundo plano
-
Deixar a memória externa cheia
-
Usar temas pesados para o aparelho em modo de espera (ex.: papéis de parede como animações 3D)
-
Não apagar cookies, cache, arquivos de log
-
Instalar aplicativos demais
-
Rodar aplicativos pesados com pouca memória
Como evitar que meu celular trave?
Algumas soluções são bem simples de adotar, de forma a evitar que o celular trave ou que ele reinicie
Sempre instale aplicativos e outros dados na memória externa (cartão de memória), se a memória interna é muito baixa, de modo que qualquer aplicativo é sempre executado da memória externe e terá espaço para armazenar dados temporários na memória interna. Assim, você pode executar vários aplicativos ao mesmo tempo, sem aborrecimentos.
Desinstalar aplicativos desnecessários quando você já não os usa há algum tempo, uma vez que eles vão ocupar memória desnecessariamente. Você pode instalá-los novamente através da sua loja de aplicativos ou através um backup do seu celular.
Mantenha exclusivamente os temas que você está usando atualmente e remova o resto deles de seu smartphone. Fazer isso não só irá liberar memória, mas também irá acelerar o seu celular. Preferencialmente, use papel de parede de cores sólidas, como forma de não fazer o papel de parede travar o celular.
Nunca execute aplicativos que não parecem compatíveis com o telefone. A compatibilidade é apresentada no momento de instalação, e se não for compatível com seu aparelho, não tente ficar instalando com gambiarras.
Libere memória apagando ou movendo músicas, livros, vídeos, aplicativos, wallpapers, imagens, mensagens velhas, contatos e arquivos que não estão em uso há muito tempo para o computador ou aplicativos na nuvem. Importe novamente as informações e arquivos sempre que necessário.
Nunca rode aplicativos pesados se o smartphone não tem memória RAM suficiente (memória interna). Por exemplo, jogos com gráficos 3D pesados não rodam em celulares mais básicos, com menos de 1 GB de memória RAM, e jogos travam smartphones com frequência.
Encerre os processos que estão em segundo plano quando estiver executando um aplicativo pesado. Sistemas operacionais de smartphones tem gerenciadores de tarefas, ou você pode usar um aplicativo gerenciador de tarefas.
Instale um antivírus no seu celular porque se o seu dispositivo está infectado com vírus. Estes aplicativos também desinstalam cookies, informações pessoais, caches de memória e mais.
Se você estiver usando um telefone celular barato, certifique-se de não rodar vários aplicativos ao mesmo tempo.
Enquanto navega na internet, não abra várias abas ou execute outras tarefas, porque ela diminui a velocidade do processador e consome muita memória RAM.
Limpe a memória externa e interna de seu celular de fotos, MP3 e outros arquivos que você não esteja usando muito.
Sempre mantenha o seu sistema operacional atualizado. No caso de smartphones da Apple, não recomendamos que você atualize seu sistema operacional, ou você corre o risco de deixar seu celular inoperável.
Se o seu telefone travar, para se livrar do travamento instantaneamente, simplesmente retire a bateria e recoloque-a em seu telefone.. Você pode também, em alguns modelos, pressionar o botão de câmera, aumentar volume e o botão de ligar simultaneamente por 5-10 segundos quando o telefone será reiniciado. Nos aparelhos com sistema iOS, geralmente o reinício forçado (já que não dá pra remover a bateria), é feito apertando e segurando o botão “Home” e o botão de “hibernar/acordar” até ver o logotipo da Apple aparecer.
Se seu celular começou a travar depois da instalação de um aplicativo ou atualização do sistema operacional, vale a pena resetar o aparelho para as configurações de fábrica. Você pode fazer isso seguindo algumas instruções para instalação de ROMs ou acessando as configurações do aparelho para encontrar a opção “voltar às configurações de fábrica. Em última instância, você deve levar seu aparelho a uma loja de manutenção autorizada para fazer seu celular travado funcionar de novo.