Se você é dono de uma empresa e deseja importar peças ou matéria-prima para seu negócio, o Alibaba.com é o local ideal.
Hoje, o Alibaba é um dos 20 sites mais visitados do mundo, com mais de 231 milhões de clientes (mais do que a população inteira do Brasil).
É responsável por 60% do volume de entregas no país e movimenta, por ano, quase US$ 250 bilhões. Mais do que a Amazon e o EBay faturam juntos.
Em 2010, o Alibaba resolveu abrir suas portas para o varejo e lançou o queridinho dos brasileiros: o aliexpress.com. Esta é uma loja virtual que engloba diversos fabricantes e lojistas que vendem no varejo e enviam para mais de 200 países.
Devido ao baixo valor das mercadorias chinesas e sua enorme variedade, o AliExpress se tornou preferência entre os brasileiros.
Em julho de 2014, o site gerou mais de 11 milhões de vendas para o Brasil, ultrapassando lojas como Americanas.com e Submarino.
No final de 2013, entrou no ar uma versão do AliExpress em português no Brasil para facilitar o entendimento dos brasileiros.
Algumas estatísticas sobre o AliExpress:
-
60% dos clientes brasileiros são mulheres que adquirem itens de moda e acessórios.
-
O volume de encomendas de pequeno porte vindas da China vem aumentando 100% ao ano.
-
O site conta com mais de 3 milhões de brasileiros, até dezembro de 2014.
Diferente de sites como o Ebay e Amazon que não dão a mínima em resolver os problemas dos usuários estrangeiros, o AliExpress tem esta preocupação. Por conta disso, mais de 44.8% das queixas são solucionadas.
Se você acessar a página do AliExpress no Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/aliexpress), notará que a maioria das reclamações é sobre a demora na entrega dos produtos.
E sabemos que isso é culpa da alfândega e dos correios do Brasil que não têm estrutura para atender a toda esta demanda.
Depois de tudo isso, chegamos à conclusão que o AliExpress é seguro.
Mas, alguns detalhes devem ser levados em consideração para que você não tenha futuros transtornos. Por se tratar de uma compra internacional, você deve estar bem informado para não cometer erros e acabar perdendo a sua mercadoria.
O AliExpress não vende produtos, mas sim propaganda. É uma espécie de Mercado Livre Chinês onde podemos encontrar lojistas, fabricantes, trades que anunciam seus produtos na plataforma.
O AliExpress é responsável por gerenciar estes anunciantes para que sigam todas as regras impostas por eles.
Para assegurar a satisfação dos seus consumidores, o AliExpress retém o dinheiro dos anunciantes por 60 dias ou até o mesmo dar o feedback. Após este prazo, o valor é liberado para o vendedor.
Por conta disso, o AliExpress gerencia as compras a fim de ter total controle sobre todas as vendas, por conta disso, a plataforma não aceita o Paypal.
Sei que muitos já fizeram esta pergunta: por que o AliExpress não aceita Paypal? Agora você já sabe.
O AliExpress é 100% confiável, mas seus vendedores não são. Por conta disso, você deve ler com bastante atenção o que vou dizer a seguir.
Existem vários cuidados a serem tomados quando for comprar no AliExpress, para não cair em armadilhas.
Procure por Vendedores de Boa Reputação
Todos os vendedores do AliExpress são classificados com base nas quantidades de produtos vendidos e feedback positivo (Clientes satisfeitos).
Existem 3 tipos de emblemas que indicam o nível de classificação do vendedor, veja na tabela abaixo:
Clique aqui e faça seu cadastro no aliExpress
Eu prefiro comprar de comerciantes com, no mínimo, L1.5 que é representado por cinco medalhas azuis. Claro que, quanto maior o nível, melhor.
Leia todos os Comentários (Feedback) na Página do Produto.
Na parte inferior da tela do anúncio, é muito importante verificar os comentários de quem já comprou o produto. Isso vai lhe dar a garantia de que não está comprando gato por lebre.
Muitos comentários podem estar em outras línguas e não é possível compreender o que dizem, mas existe uma maneira de traduzir, basta copiar o comentário e colar no Google Translate.
De preferência, faça isto para comentários negativos. Se o comprador estiver reclamando da demora e for brasileiro, isso é normal. Não preciso nem dizer o motivo, afinal, estamos no Brasil.
Você deve ficar atento às reclamações sobre qualidade, envio errado, envio de produto diferente, ou se o vendedor não responde.
Fique atento ao Prazo de Envio e Entrega
Clique aqui e faça seu cadastro no aliExpress
Na imagem acima, o vendedor tem um prazo de 25 dias úteis para o envio e 50 dias para a entrega.
Se faltarem 5 dias e o vendedor ainda não tiver postado seu produto, você deve entrar em contato para saber o motivo.
Quando digo postado, quero dizer que já é possível acompanhar o andamento do produto pelo rastreio.
É aqui que muitos erram. Ninguém presta atenção a estas informações e acabam deixando passar o prazo de garantia do AliExpress. Se o prazo estourar, o vendedor será pago pelo AliExpress e você não vai poder abrir uma disputa, correndo o risco de perder a mercadoria e o dinheiro.
Quando o prazo de garantia estiver faltando 10 dias para encerrar e o produto estiver parado na alfândega, entre em contato com o vendedor urgente e solicite o aumento do prazo para 60 dias. Caso o mesmo não responda nenhuma mensagem enviada em até 5 dias, isso é um caso de desconfiança e você deve abrir uma disputa e informar que o vendedor não respondeu seu contato.
Em último caso, você mesmo pode aumentar o prazo para mais alguns dias. Você deve utilizar esta opção nos casos em que o prazo estiver muito perto de expirar e você ainda não tiver entrado em contato com o vendedor.
COMO PAGAR SUAS COMPRAS NO ALIEXPRESS
No início deste artigo, eu comentei que o público brasileiro se destaca no AliExpress e, pensando nisso, foi criado o AliExpress em português, o que irá facilitar a vida dos brasileiros.
A implementação do boleto bancário também abriu a possibilidade para as pessoas que não têm um cartão de credito internacional realizarem suas compras.
Por outro lado, acabou gerando um problema para algumas pessoas. Este problema surge quando há necessidade de receber o reembolso.
Muitos não sabem que o serviço de pagamento por boleto bancário é terceirizado pela empresa EBANX e culpam o AliExpress por não receberem o dinheiro do reembolso. Esta mesma empresa trabalha com várias outras lojas da china que aceitam pagamentos por boleto bancário.
O que acontece é que as pessoas ganham a disputa, mas não entram em contato com a EBANX para combinar a devolução do seu dinheiro e depois ficam dizendo que foram enganadas pelo AliExpress.
Mas, o verdadeiro problema é a falta de informação.
Esse problema pode ser contornado com um cartão pré-pago. Este cartão é ideal para aqueles que estão com nome sujo ou não têm como comprovar a renda.
Devido a este problema, o AliExpress tomou outra atitude.
Disponibilizou sua própria carteira virtual no sistema de pagamentos: o Alipay. Nele você poderá depositar, através do boleto bancário, a quantia que deseja gastar e, caso você abra uma disputa e seja reembolsado por isso, o valor será creditado automaticamente na sua conta Alipay.
Qual a melhor forma de Pagamento?
Entre as três formas de pagamento, eu recomendo pagar por cartão de credito ou Alipay. Por quê?
Em casos de problemas, estas são as melhores formas de receber o reembolso sem ter dores de cabeça.
FRETE, RASTREIO E PRAZO DE ENTREGA
No AliExpress podemos encontrar as seguintes modalidades de fretes – China Post, Singapore Post, Hong Kong Post, Sweden post, EMS Express, DHL Express, TNT Express e UPS Express.
Cada vendedor disponibiliza os fretes de sua preferência e eu recomendo sempre utilizar as modalidades que terminam com “post”. Estas modalidades são mais baratas e muitas vezes são grátis, além de terem menor chance de serem taxadas.
Evite utilizar o EMS Express. Esta modalidade demora, é cara e tem grande chance de ser taxada.
As modalidades Express são rápidas e muito caras, pois se tratam de empresas de courier que não utilizam os serviços dos correios.
Clique aqui e faça seu cadastro no aliExpress



